Investindo em inteligência artificial
Um guia sobre como dimensionar e aproveitar as grandes oportunidades de investimento em inteligência artificial.
A importância da cadeia de valor na IA
Visualizar investimentos em AI pela cadeia de valor ajuda a identificar melhor oportunidades e ameaças.
A camada viabilizadora inclui empresas que fornecem a infraestrutura básica para o desenvolvimento da IA, como a produção de semicondutores, design de chips, serviços de nuvem, datacenters e fornecimento de energia.
A camada de inteligência consiste nas empresas que transformam os recursos de computação e energia da camada viabilizadora em inteligência. Isso inclui as que desenvolvem modelos de linguagem de grande escala, além de empresas que possuem ativos de dados que podem ser transformados em inteligência.
A camada de aplicação consiste em empresas que utilizam as ferramentas da camada de inteligência para casos de uso específicos. Por ora, acreditamos que as aplicações mais promissoras incluem copilotos, assistentes de codificação, publicidade digital, centrais de atendimento, P&D em saúde, cibersegurança e fintech.
O pensamento da cadeia de valor também pode nos ajudar a identificar possíveis oportunidades e ameaças ao sucesso do setor como um todo. Por exemplo, a camada de aplicação precisa gerar receitas suficientes para “pagar” pelas camadas de inteligência e viabilizadora.
Em nossa opinião, a proporção do potencial de monetização da camada de aplicação em relação ao custo da camada viabilizadora e de inteligência é uma métrica essencial para futuros retornos de investimentos.
Quais são as nossas expectativas e como investir hoje?
- Em primeiro lugar, os investidores devem assegurar que estejam suficientemente investidos. Vários investidores criaram pelo menos uma exposição à IA nos últimos meses. No entanto, o ritmo absoluto do crescimento no setor significa que vários investidores permanecem sublocados em termos gerais.
- Dado o tamanho de algumas das maiores empresas de IA, os investidores podem considerar ponderações mais semelhantes às de determinados mercados acionários do país do que às de outras empresas.
Em segundo lugar, a inclinação para a camada viabilizadora. Embora haja um risco de que temores quanto ao excesso de capacidade na camada viabilizadora possam desencadear volatilidade, acreditamos que o segmento atualmente ofereça a melhor combinação de perfis de crescimento dos lucros atraentes e visíveis, forte posicionamento competitivo, leque de reinvestimento e preços razoáveis.
- Temos preferência por empresas de semicondutores que estão promovendo investimentos em infraestrutura de IA no datacenter e na borda.
- Em terceiro lugar, as ações de megacapitalização são o núcleo da história da IA. A corrida da IA até o momento tem sido altamente benéfica para as maiores empresas de tecnologia. Contudo, acreditamos que essa seja uma característica do novo cenário de investimento em IA, não um erro.
- Acreditamos que o mercado de IA será dominado por um oligopólio de “fundições” verticalmente integradas e atores monolíticos ao longo da cadeia de valor. Assim, junto com os semicondutores, também temos preferência por oligopólios que estejam posicionados na pilha de tecnologia que abrange chips, computação em nuvem e modelos e aplicações de IA generativa
- Por fim, lembre-se de que não se trata apenas dos EUA. Os monólitos da tecnologia da China ainda estão operando com preços similares aos existentes antes do lançamento do ChatGPT. Entretanto, ainda estamos investindo fortemente em inteligência artificial e, em última análise, acreditamos que a China desenvolverá um ecossistema de IA muito diferente do restante do mundo. Isso deve resultar em um potencial significativo de monetização.
- O potencial do mercado de inteligência artificial é vasto — estimamos que a criação de valor da IA pode atingir USD 1,16 trilhão até 2027. Entendemos que agora seja o momento para os investidores dimensionarem e aproveitarem a oportunidade de investimento.