Respondemos as 5 maiores dúvidas dos investidores
Insights sobre crescimento econômico, tecnologia, IA, impactos geopolíticos e eleições
Entenda o cenário de investimento de 2024. Apresentamos insights sobre o crescimento econômico dos EUA, as dinâmicas do setor tecnológico, o potencial de investimento em IA, os impactos geopolíticos e as possíveis implicações eleitorais nos mercados financeiros.
O cenário de investimento de 2024
Explicamos as principais tendências de investimento para 2024
- 2023 foi o ano da recessão que nunca chegou. E para começar 2024, todos os sinais até agora apontam para uma resiliência econômica contínua. Na verdade, os dados do início do ano apontam para a possibilidade de um resultado Goldilocks de crescimento sólido e queda da inflação: os dados do PIB do quarto trimestre de 2023 chegaram a 3,3% ano a ano, e o mercado de trabalho permanece forte, com o relatório da folha de pagamento de sexta-feira surpreendendo positivamente, ao mesmo tempo em que os dados da inflação também têm sido bastante encorajadores.
- Olhando para o futuro, acreditamos que a economia deverá sofrer algum arrefecimento. O nosso cenário base continua sendo o de uma aterrisagem suave, em que o crescimento desacelera ao longo do ano, mas permanece globalmente saudável, enquanto a inflação não se revela excessivamente rígida. E acreditamos que esse ambiente permitirá que o Federal Reserve comece a reduzir as taxas até maio e em 100 pontos-base até o final do ano.
- Após a reunião do FOMC dessa semana, o mercado ficou mais alinhado com a nossa visão. Anteriormente, havia quase 95% de probabilidade de um corte de preços em março nos mercados. Mas, depois que o presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou diretamente que um corte em março parecia improvável, a probabilidade caiu para mais perto de 20%.
- Embora consideremos o setor de tecnologia o preferido, não é realista pensar que esses gigantes da tecnologia e do crescimento crescerão juntos para sempre. E, como vimos na sequência dos recentes relatórios de lucros da Alphabet, um nível elevado implica em uma pequena margem de erro, e estas empresas terão agora de vencer em todos os níveis para agradar ao mercado.
- Achamos que um tema-chave este ano será a diferenciação entre os Magnificent 7, com alguns vencedores e alguns perdedores (já estamos ouvindo novos termos surgindo como o Fab 5 e o Super 6). É fácil esquecer que são sete empresas muito diferentes. Na nossa opinião, a capacidade de cada uma delas rentabilizar novos fluxos de receitas, como a inteligência artificial, será a diferença para permanecerem no topo ou não.
- Se a diferenciação entre as Mag 7 é um tema, o alargamento do desempenho do mercado acionista é outro - não apenas para além das Mag 7, mas para além das grandes capitalizações. Acreditamos que as pequenas empresas estão preparadas para apresentar um desempenho superior em 2024. As pequenas empresas ainda são negociadas com um desconto relativo de cerca de 30% em relação às grandes empresas e deverão se beneficiar de um crescimento econômico resiliente e de uma taxa de fundos federais mais baixa, uma vez que quase metade da sua dívida é a taxa flutuante.
- Embora grandes esperanças sempre tragam margem para decepções no curto prazo, acreditamos que a inteligência artificial (IA) atingiu um ponto de inflexão significativo e será um importante impulsionador dos retornos no longo prazo. No curto prazo, os gastos em infraestruturas deverão permanecer fortes – esperamos uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 50% para os gastos em infraestruturas de IA de 2022 a 2027.
- Quando se trata de investir em IA, é mais complicado. Em ciclos tecnológicos anteriores, como a era pontocom, tudo girava em torno de disruptores - novas empresas jovens que corroem quota de mercado. Com a IA, os titulares estão atualmente na melhor posição. Isso indica que as grandes empresas estão a crescer - às quais muitos investidores já estão expostos.
- Acreditamos que o próximo conjunto de oportunidades virá da ampliação da procura e da monetização de aplicações de IA. Vemos um CAGR de 152% de 2022 a 2027 para aplicações e modelos de IA.
- Outra pergunta comum que também recebi é quais outros setores, fora da tecnologia, estão mais preparados para a disrupção da IA. Embora seja provável que nenhum setor seja poupado, aquele em que vejo mais oportunidades é o da saúde, onde a utilização de dados pode, por vezes, ser algo arcaica. A IA provavelmente desempenhará um papel em tudo – desde terapias genéticas, descoberta de medicamentos e prevenção de doenças, até simplesmente ajudar os pacientes a saírem do hospital mais rapidamente.
- Como regra geral, a geopolítica não é um grande impulsionador de retornos a longo prazo. Na verdade, nossa equipe recentemente atualizou uma análise de 30 grandes choques desde 1940. A conclusão foi que, sim, muitas vezes há volatilidade de curto prazo no dia ou nos dois dias seguintes. Mas três meses depois, os retornos foram positivos em 60% das vezes. Depois de três anos? É 90% das vezes. Para a maioria dos investidores, os acontecimentos geopolíticos são interrupções, mas normalmente não são pontos de inflexão.
- Como esperado, as questões mais recentes centraram-se no Oriente Médio e nos potenciais impactos no comércio e nos mercados petrolíferos. No que diz respeito ao transporte marítimo, ainda não acreditamos que as tensões no Mar Vermelho terão um impacto significativo na economia ou na inflação, dada a possibilidade de redirecionar a carga em geral e o fato de o transporte marítimo representar apenas uma pequena porcentagem do custo total das mercadorias.
- As perturbações petrolíferas constituem um risco maior, especialmente se o conflito se alargar para um conflito direto entre os EUA e o Irã. Mas esse ainda não é o nosso caso base.
- Ainda assim, as elevadas tensões geopolíticas indicam a existência de algumas coberturas. Acreditamos que os investidores podem se beneficiar com uma posição de até 5% em ouro em carteiras de longo prazo. E dentro das alocações de capital, a nossa preferência pela energia é uma boa forma de nos protegermos contra o risco de preços mais elevados do petróleo, especialmente tendo em conta que não existe praticamente nenhum prêmio de risco geopolítico atualmente cotado nos mercados petrolíferos.
- Com as primárias de New Hampshire já concluídas, os clientes estão particularmente interessados nas implicações de uma revanche sem precedentes em 2016 entre o presidente Joe Biden e o ex-presidente Donald Trump.
- Embora a época eleitoral traga sempre um afluxo de análises, os resultados não têm realmente um impacto confiável nos mercados – e deve expressar as suas opiniões políticas através de um voto e não de uma troca.
- Ainda assim, há alguns impactos macro específicos e setoriais a assinalar, alguns dos quais podemos dizer com um nível razoável de certeza. Por exemplo, sob a admiração Trump, uma regulamentação mais flexível seria vista como favorável para setores como a energia e os serviços financeiros, enquanto uma política externa mais agressiva e a utilização de tarifas elevariam quase certamente o comércio mais uma vez como fonte de volatilidade do mercado.
- Outros são mais complicados. Por exemplo, ver ou não uma extensão total dos cortes de impostos pessoais de 2017 também pode depender de quem vencer as disputas na Câmara e no Senado. E se os mercados encaram ou não uma política orçamental mais flexível como favorável também pode depender da situação da economia em novembro. Lembre-se, embora o mercado tenha se recuperado em 2017 em resposta à Tax Cuts and Jobs Act (Lei de Reduções de Impostos e Empregos), estamos agora em uma situação muito diferente, com crescimento mais forte, inflação fresca na mente das pessoas e dívida governamental em níveis ainda mais insustentáveis. Leia nosso mais recente relatório ElectionWatch, "Implicações de uma possível revanche," para saber mais.
Não perca essa chance de enriquecer sua estratégia de investimento
Não perca essa chance de enriquecer sua estratégia de investimento
Receba as nossas principais ideias de investimento todos os meses. Descubra como você pode agregar valor ao seu portfólio.
Suas ideias de investimento
Explore como você pode otimizar suas estratégias de investimento. Nossa equipe está à disposição para guiar você em cada etapa.