À medida que avançamos para 2025, não devemos perder de vista o quadro geral. Nesta edição, destacamos a importância do comércio na política dos EUA, o compromisso do Fed de trazer as taxas de juros para o "neutro", os recentes anúncios de políticas na China e muito mais. Explore todos os nossos principais pontos de atenção e recomendações de portfólio.

O que vamos observar durante as férias

Mark Haefele portrait

Mark Haefele
Chief Investment Officer
Global Wealth Management

Introdução

Em nosso cenário do Year Ahead, detalhamos como acreditamos que os investidores devem se preparar para 2025, incluindo o posicionamento para taxas de juros mais baixas e para novas altas nas ações dos EUA e no ouro, além de vender a força adicional do dólar dos EUA.

Embora continuemos confiantes em nossas projeções da hipótese básica, com os mercados acionários se valorizando diante de um cenário de formação da nova administração dos EUA, turbulência política no centro da Europa e promessas de aumento dos estímulos econômicos na China, não devemos perder de vista a gama mais ampla de resultados.

Nesta carta, compartilharemos a quais dados estaremos atentos e avaliando em relação à nossa hipótese básica. Mantendo minha tradição, também inclui minha lista anual de resoluções de ano novo para sua carteira em 2025.

Panorama econômico global

O comércio provavelmente é uma das áreas de movimentação mais rápida da política dos EUA. Desde a minha última carta, o presidente eleito, Donald Trump, ameaçou impor tarifas à China, ao México, ao Canadá e aos países do BRICS. Ao mesmo tempo, a nomeação de Scott Bessent como Secretário do Tesouro aumentou o otimismo quanto a uma abordagem mais transacional e pragmática. Em nossa hipótese básica, esperamos tarifas seletivas (em vez de universais) — suficientes para prejudicar países e setores individualmente — mas não tão amplas de modo tirar a economia dos EUA dos trilhos.

A incerteza política na Europa está alta, após os respectivos colapsos do governo francês no início deste mês e do governo alemão em novembro. Ao mesmo tempo, as expectativas de mercado para a Europa estão baixas, por isso, enxergamos margem para uma surpresa de alta na Alemanha após sua eleição no final de fevereiro. Nossa hipótese básica é de uma melhora estável nos gastos de consumo na zona do euro conforme a inflação e as taxas de juros caem e o crescimento da renda permanece sólido.

Os mercados chineses se valorizaram novamente após os recentes anúncios que sugerem um maior compromisso com o afrouxamento da política fiscal. Nós ficaremos atentos a detalhes mais concretos para avaliar se as medidas de estímulo serão suficientes para compensar desafios estruturais e externos. Após a conclusão do Congresso do Trabalho Econômico Central, o próximo catalisador de políticas é o Congresso Popular Nacional em março.

Também monitoraremos de perto a última reunião do ano de políticas do Federal Reserve, na qual esperamos outro corte de taxa de juros. O foco estará em como o Fed enxerga os desdobramentos políticos e econômicos e seu possível efeito na trajetória das taxas. O Fed sinalizou até o momento seu compromisso em trazer as taxas para “neutro”.

Perspectivas de investimento

Em termos gerais, enxergamos alta para as ações dos EUA e globais no próximo ano. A queda nas taxas de juros, o crescimento econômico razoável e a tendência da IA estrutural continuam sendo fatores positivos. Nós projetamos que o S&P 500 atinja 6.600 até o fim de 2025 e enxergamos os EUA como um mercado atraente. Estamos neutros em ações europeias e chinesas, embora tenhamos preferência pelo mercado diversificado da Ásia (exceto Japão).

Fora das ações, temos preferência por renda fixa de qualidade e esperamos que os retornos dos títulos do Tesouro dos EUA de 10 anos caiam modestamente. No câmbio, acreditamos que o preço do dólar dos EUA está esticado e recomendamos vender a força adicional do dólar. Também esperamos que o ouro continue sua valorização.

O que isso tudo significa para os investimentos?

Nossa hipótese básica é de que a valorização das ações dos EUA continuará em 2025.
Mockup of Year Ahead 2025 publication

Year Ahead 2025

O forte desempenho dos mercados e a resiliência da economia global fizeram desta década “Os Novos Anos 20”. O que vem a seguir? Analisamos os principais temas que moldarão a próxima etapa desta década com a última edição do nosso relatório.

Complete a sua jornada e baixe o relatório

Complete o formulário para baixar o relatório completo.