Monthly Letter: Resoluções de ano-novo para o portfólio
Apresentamos um guia para navegar no cenário econômico em 2024
O ano está terminando com aumento de juros, expectativas econômicas conflitantes e inovações tecnológicas marcantes. Neste relatório, apresentamos nossas 10 principais resoluções de ano-novo para ajudar você na gestão do seu portfólio neste que estamos chamando de “novo mundo”.
Resoluções de ano-novo para o seu portfólio
Tendências disruptivas em tecnologia e outros setores deverão criar boas oportunidades
As consequências econômicas da pandemia de COVID-19 foram de longo alcance, e seus resultados ainda estão sendo sentidos hoje: o retorno da inflação, o estresse do mercado de trabalho e um pico nas taxas de juros, nos retornos dos títulos e na dívida pública. Isso provocou um “novo mundo”, no qual muitas pessoas estão redescobrindo a importância de passar tempo com a família e os amigos. Podemos ver evidências dessa disposição dos investidores em priorizar gastos em feriados e na recuperação das viagens aéreas durante feriados prolongados.
.No ano que está por vir, o desempenho do consumo nos EUA será importante, pois a continuidade dos gastos, em coisas como visitar os entes queridos, é um componente para alcançar um pouso “suave” para a economia.
O conceito de uma carteira equilibrada é enraizado no princípio da diversificação, espalhando investimentos por uma variedade de ativos para obter retornos e gerenciar riscos.
Nunca é um mau momento para investir em uma carteira equilibrada. No entanto, dado o nosso cenário positivo para ações, renda fixa e alternativos ao longo do próximo ano, além do potencial para ações e títulos se diversificarem entre si nos nossos demais cenários arriscados, acreditamos que agora seja um bom momento para que os investidores procurem o equilíbrio.
Assim que acabarem os excessos da temporada das festas de fim de ano, vários de nós enxergaremos o ano como um momento para nos concentrarmos menos na quantidade e mais na qualidade. Esse tema da qualidade permeia nossas visões de investimento tanto em renda fixa quanto em ações.
- Comprar títulos de qualidade - Nossa hipótese básica é de que o Fed promoverá três cortes no próximo ano. Porém, acreditamos que os títulos de qualidade terão mais margem para se valorizarem em 2024. Nossa previsão de fim de ano para 2024 para o retorno dos títulos do Tesouro dos EUA com prazo de 10 anos é de 3,5%, em comparação com 4,1% em 6 de dezembro, indicando um retorno total de 9%. Continuamos recomendando títulos de alta qualidade, incluindo do tipo “high grade” (públicos) e “investment grade”, com prazo de 1 a 10 anos, especialmente no segmento de cinco anos.
- Comprar ações de qualidade - Em nossa hipótese básica, vemos o S&P 500 subindo para 4.700 até dezembro do próximo ano, indicando um retorno total de 5% no nível do índice. A inclinação de qualidade também é favorável a um foco em empresas de tecnologia dos EUA. A tecnologia oferece o maior ROIC dos 11 setores de ações dos EUA: 20% acima dos últimos 12 meses (em comparação com apenas 3 a 4% para serviços públicos ou imóveis). Os balanços patrimoniais do setor de tecnologia também são os mais fortes, com uma relação dívida líquida/EBITDA de apenas 0,5x.
Esperamos que alguns dos maiores retornos dos mercados de ações na próxima década virão de empresas que conseguem aproveitar as novas tecnologias para expandir os mercados, afastar as empresas consolidadas ou cortar custos.
As ações já se valorizaram fortemente em antecipação à demanda mais alta por IA, embora acreditemos que as empresas na cadeia de valor de IA - da nuvem aos semicondutores, software e internet - se valorizaram ainda mais, tanto em 2024 quanto no prazo mais longo. Junto com os semicondutores, mantemos a preferência por software, dado seu viés para a qualidade e a ampliação da demanda por IA. Além da tecnologia, enxergamos oportunidades em empresas que promovem inovações disruptivas em energia (p. ex., a transição verde) e saúde.
As reflexões do Ano Novo normalmente são um bom momento para pensar sobre como sua carteira poderia se desenvolver com mais isolamento. A alta do mercado nas últimas semanas coincidiu com o preço de proteger as carteiras contra futuros movimentos de venda de ações se tornando mais acessível. A baixa volatilidade implícita geralmente melhora os termos de investimentos estruturados com características de preservação de capital.
Os investidores também podem considerar outras maneiras de proteger suas carteiras contra riscos específicos. Em nossa opinião, o ouro também tem valor como proteção de mercado e esperamos que suba para USD 2.250/onça até o fim de 2024. Entretanto, com os preços do ouro atingindo uma alta recorde de USD 2.135/onça no início de dezembro, recomendamos que os investidores não persigam a alta adicionando exposição. Em vez disso, recomendamos usar opções ou comprar em baixas abaixo de USD 2.000/onça.
A força da economia dos EUA em 2023 desafiou as expectativas, com o crescimento do PIB no terceiro trimestre em pouco mais de 5% em termos anuais. Isso ajudou a favorecer áreas mais arriscadas do mercado de crédito dos EUA, limitando os spreads e as taxas de inadimplência.
Esperamos um ambiente menos benigno no próximo ano conforme o crescimento desacelera e as condições de empréstimo permanecem estreitas. Taxas de juros altas podem pressionar a capacidade de refinanciamento de empresas mais fracas. Os spreads high yield estão consistentes com uma taxa de inadimplência de 2 a 3%, em vez dos 4% que esperamos em 2024. Embora isso fale a favor de nosso foco na qualidade dentro dos títulos, um ambiente macro mais desafiador também deve criar oportunidades para arbitragem de crédito e gestores de dívidas problemáticas.
Por um lado, enxergamos o dólar dos EUA como sobrevalorizado, mas, por outro lado, um prêmio de taxa e o crescimento resiliente dos EUA fala a seu favor. Mantemos nossa opinião de que o dólar americano provavelmente permanecerá estável nos primeiros meses do ano devido ao crescimento econômico robusto dos EUA e às altas taxas de juros dos EUA em relação ao resto do mundo. Contudo, acreditamos que, à medida que o ano avança, pode surgir uma fraqueza do dólar, o que torna uma estratégia atraente a venda da moeda em alta para uma oportunidade de retorno.
O dólar australiano é a nossa moeda preferida, pois o Reserve Bank of Australia deve ser um dos últimos grandes bancos centrais a cortar as taxas de juros. Posições fiscais e de contas externas favoráveis contribuem para os atrativos da moeda.
Nossa publicação Year Ahead olha para o futuro para alguns dos investimentos significativos em saúde, digitalização e energia necessários do setor privado ao longo da próxima década. Os gestores de mercados privados provavelmente terão um papel a desempenhar, com sua capacidade de fornecer capital acionário ou de dívida a empresas em diferentes estágios do ciclo de vida. A classe de ativos oferece um potencial de retorno atraente e acesso direto à economia real, em troca de menor liquidez.
A classe de ativos oferece um potencial de retorno atraente e acesso direto à economia real, em troca de menor liquidez. Os investidores precisam estar cientes dos inconvenientes envolvidos no investimento em mercados privados.
Navegar em um mundo mais ruidoso, onde há uma maior abundância de dados, pode ser uma experiência intimidante. Por esse motivo, desenhar um plano claro que vincule estratégias a metas e valores pode ajudar os investidores a ter uma visão mais ampla. A abordagem Liquidity. Longevity. Legacy. é concebida para ajudar os investidores a explorar e buscar suas metas de patrimônio ao longo de diferentes intervalos de tempo, segmentando o patrimônio em três estratégias chave.
Acreditamos que os investidores devem “aproveitar o momento”, antes que os bancos centrais comecem a reduzir taxas, para gerenciar sua liquidez, assegurar que não estão retendo disponibilidades em excesso e garantir retornos para o ano e os próximos anos. Se os títulos e as ações se valorizarem ainda mais, os investidores poderiam ser deixados à margem mantendo disponibilidades de retorno mais baixo.
Criar uma estratégia de liquidez para cobrir dois a cinco anos de retiradas esperadas da carteira, em uma variedade de instrumentos, pode ajudar os investidores a cumprir obrigações e maximizar oportunidades de crescimento para o restante de seu patrimônio.
Year Ahead 2024 – Um Novo Mundo
Year Ahead 2024 – Um Novo Mundo
Entramos em um mundo de incerteza econômica, mudanças sociais e políticas, e avanços tecnológicos. O que isso significa para seus investimentos? Descubra no nosso relatório Year Ahead 2024.
Prepare-se para 2024
Defina uma estratégia financeira para o próximo ano com a ajuda de nossos especialistas